sábado, 20 de abril de 2019

NBA e FIBA: as diferenças entre um mesmo esporte.

Olá, gente!


Após um longo período sem escrever aqui resolvi voltar pela necessidade em sair um pouco da rotina. E escrever sobre um esporte tão fascinante como o basquete sempre me ajudou muito nisso. Além disso, volto a postar em um ótimo momento: NBA e NBB estão em fase de playoffs e ambas as ligas se afunilam, fazendo com que os jogos peguem fogo!

Mas hoje não falarei especificamente sobre os playoffs da NBA e nem do NBB. Justamente por ter citado estas duas ligas, resolvi fazer uma postagem mais didática sobre as diferenças observadas no basquete nacional (que segue as regras da Federação Internacional de Basquetebol) e no norte-americano. Porém, não falarei aqui de aspectos técnicos (acho que cada liga possui o seu nivelamento), mas sim de regras e características da quadra e do jogo.

NBA e FIBA: detalhes diferentes para um mesmo esporte.

Antes de tudo é interessante perceber que a liga americana sempre foi pioneira em mudanças no esporte, sempre visando um jogo com maior poder ofensivo. Essa flexibilidade explica a diferença muitas vezes gritante que vemos em placares na NBA e em outras ligas, como o NBB. Duas mudanças muito importantes incorporadas pela liga americana que depois foram adotadas pela FIBA foram a inserção da linha de três pontos, em 1979, e a adoção da zona restritiva (o famoso garrafão) retangular em detrimento do trapézio, já na década de 2000.

O pioneirismo e a necessidade assumida pela NBA de aumentar o número de pontos e a qualidade do espetáculo fez com que algumas regras diferenciadas surgissem ao longo do tempo entre os dois órgãos. É legal perceber que o esporte continua sendo o mesmo, temos apenas algumas variações para uma melhor fluidez do jogo no caso da NBA. Além disso, todos os campeonatos nacionais e internacionais são regidos por regras da FIBA, inclusive campeonatos entre seleções.
  • As principais diferenças entre NBA e FIBA
1. Tempo de partida
Na liga norte-americana o jogo possui 48 minutos cronometrados, divididos em períodos de 12 minutos cada. Em caso de empate há prorrogações de 5 minutos até que se defina um vencedor. Já pelas regras da FIBA, o jogo tem duração de 40 minutos, com quatro períodos de 10 minutos. A regra no caso de empate é idêntica à da NBA. Em ambos os casos o intervalo entre o segundo e o terceiro períodos é de 15 minutos. Nas demais troca de períodos o intervalo é de 2 minutos.

2. Dimensões da quadra

A quadra da NBA é ligeiramente maior que a do basquete praticado internacionalmente. No caso da NBA a quadra é um retângulo de 28,65 x 15,24 metros. Já nas regras da FIBA a quadra é um retângulo com dimensões 28x15 metros. Outro aspecto interessante: o arco que determina a linha de três pontos possui uma diferença considerável: 7,24 m. na NBA contra 6,75 m. nas regras internacionais.

3. Exclusão de jogadores
Nas regras da FIBA a exclusão ocorre quando um jogador comete a sua quinta falta pessoal na partida. Duas faltas técnicas atribuídas ao jogador ou treinador também configuram exclusão da partida. Já na NBA o jogador é excluído na sexta falta pessoal. A regra no caso das faltas técnicas é a mesma do basquete internacional.

IMPORTANTE: Na NBA existe uma análise quando faltas excepcionais são cometidas. É o caso das faltas flagrantes, que podem ser classificadas a partir de suas gravidades e podem gerar a ejeção do jogador.

4. Limite de faltas coletivas
No basquete internacional a equipe adversária terá direito a dois lances livres após a quinta falta coletiva do time. Não entram nessa contagem as faltas duplas e nem as faltas de ataque com a posse de bola. Na NBA este número sobe para seis.

5. Bola presa
No caso de uma bola disputada entre dois jogadores de times distintos sem a definição, a NBA utiliza a bola ao ar próximo à jogada para definir a posse. Já a FIBA usa uma seta que alterna a posse após cada caso do tipo ou início de jogo e/ou quarto.

Um exemplo nada amigável de bola presa.

Algumas outras diferenças são observadas entre NBA e FIBA. O quadro a seguir, muito bem elaborado pelo Eduardo Donida, do JC, mostra mais algumas distinções entre as partidas internacionais e da NBA:

Fonte: Blog Cestinha JC
Algumas observações sobre o quadro: 
  • A FIBA já utiliza três árbitros na grande maioria das partidas oficiais.
  • O número de faltas técnicas para exclusão na FIBA caiu para duas.
  • A NBA possui tempos curtos de 20 segundos além dos padrões de 1min40s.

Deu pra perceber que são muitas diferenças, né?' No fim das contas acabamos observando um jogo mais dinâmico e rápido na NBA, com grandes pontuações e jogadas de velocidade. Já em partidas internacionais percebemos um jogo um pouco mais técnico, com pontuações menores do que os padrões da liga americana nos proporcionam.

Mesmo assim é muito bom acompanhar os jogos de ambas as ligas! O basquete proporciona emoções e sensações difíceis de explicar, sobretudo em fases decisivas como as que vivemos agora na NBA e no NBB. 

Galera, espero que a postagem de hoje tenha sido esclarecedora. Sei que ficou um pouco longa, mas o assunto realmente demanda umas linhas a mais. Não deixem de acompanhar as próximas postagens e deem uma olhada nos posts pré-históricos anteriores!

Um abraço!


Nenhum comentário:

Postar um comentário