terça-feira, 15 de novembro de 2016

Alley-oop!

Olá, gente!

Estou muito contente por conseguir manter uma constância de postagens aqui. Sinto-me muito bem em poder escrever sobre algo que gosto, e mesmo que poucas pessoas leiam, acho muito legal a oportunidade de, no meu tempo livre, aprender a escrever um pouco melhor.

Hoje a postagem será bem simples, mas aposto que será um aprendizado certo para quem se atrever a abrir o blog. A Natália, uma amiga minha da faculdade, me perguntou esses dias qual o significado - se é que exista um - do endereço do blog. Em outras palavras: 'Que diabos é alley-oop, Paulo?'

Bem, antes de falar o motivo da escolha, falarei um pouco sobre o termo. Alley-oop é uma jogada plástica do basquete que, na maioria das vezes, termina em uma enterrada. A jogada consiste basicamente em um passe em elevação de um jogador para o outro (pode ser realizada por um único jogador, com o auxílio da tabela, como neste caso). O jogador que recebe o passe geralmente encerra a jogada com uma enterrada, podendo também completar com um leve toque para a cesta - neste caso a jogada perde em plasticidade, mas continua sendo muito útil.

O passe pode sair de qualquer lugar, inclusive numa cobrança fora da quadra.

No Brasil a jogada é conhecida como ponte aérea. A expressão alley-oop não possui uma tradução. Na verdade ela nem se originou no universo do basquete, mas sim no circo (pois é, no circo!). A expressão é derivada do francês 'allez hop', que eram os dizeres do acrobata para a plateia antes de um salto muito grande.

A expressão surgiu para o esporte no futebol americano, em um jogo na década de 1950. Foi utilizada para se referir a um passe alto e muito largo. A semelhança com esse passe na jogada do basquete fez com o que o termo migrasse de esporte, se tornando símbolo de beleza no esporte da bola laranja.

Uma seleção com as melhores pontes aéreas - ou alley-oops - do NBB da última temporada.

Vendo o vídeo é possível perceber que a jogada pode variar bastante. O uso da tabela é permitido, bem como uma finalização para empolgar a torcida. Adotei esse nome para o blog justamente pela beleza dessa jogada. É impossível ficar sentado no ginásio ao ver uma ponte aérea do seu time. Da mesma forma, certamente você colocará as mãos na cabeça quando ela for realizada pelo time adversário.

Mais algumas alley-oops (agora na NBA)!


Um abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário