quarta-feira, 23 de novembro de 2016

As principais posições do basquete.

Oi, gente!


A postagem de hoje vem de uma sugestão do Romeu - ou Roberto, para os íntimos - e é basicamente sobre as posições que os jogadores podem assumir dentro da quadra durante o jogo de basquetebol. O basquete é bastante dinâmico, sendo assim comum que os jogadores realizem um rodízio em algumas jogadas, até para uma maior chance de êxito dos ataques. As posições que eu comentarei aqui são as mais comuns dentro do jogo, sendo atribuídas aos jogadores a partir das características de suas atuações dentro da cancha.

Um esquema básico com as principais posições do basquete e suas distribuições em quadra.

Percebam que o pivô costumeiramente habita as proximidades do garrafão. Ele não foi indicado dentro da área restritiva nesse esquema devido ao fato do cuidado que esse jogador deve ter em não violar a regra dos três segundos (você pode entender um pouco mais sobre essa e outras violações aqui!). Vamos expor então alguns pontos específicos de cada posição:

Posição 1 - Armador (A), Armador Principal (AP) ou Point Guard (PG): Jogadores desta posição costumam ser habilidosos e rápidos. Essas características ajudam no jogo de transição, que é o ato de levar a bola da defesa para o ataque. A organização das jogadas de ataque passam por esse jogador, sendo assim necessária muita perícia do mesmo para escolher uma boa jogada para a situação, porém sempre em consonância com as orientações do técnico. Jogadores desta posição costumam utilizar de sua habilidade para realizar infiltrações na defesa adversária com o intuito não só de pontuar, mas também de sofrer falta dos jogadores mais lentos (posições 4 e 5, geralmente). 

Chris Paul (Los Angeles Clippers), Larry Taylor (Mogi das Cruzes) e Valtinho (Bauru Basket): exemplos de armadores posição 1.

Posição 2 - Ala Armador (AA), Escolta, Lançador ou Shooting Guard (SG): A principal característica dessa posição é a de apoio ao armador principal. Para fazer frente a uma defesa bem postada é importante que sua equipe tenha variações interessantes no ataque. O ala armador usa de sua velocidade e agilidade, na maioria dos casos, para ajudar nessa variação. Infiltrações, jogadas em velocidades e tiros de longa distância também são, usualmente, características da posição.

Alex Garcia (Bauru Basket), Kobe Bryant (ex-Los Angeles Lakers) e Shamell Stallworth (Mogi das Cruzes): típicos jogadores da posição 2.

Posição 3 - Ala (A), Lateral ou Small Forward (SF): Provavelmente a posição mais complexa de ser explicada. Apesar de atuar majoritariamente pelas laterais da quadra, o ala possui responsabilidades que transitam muito entre as atribuídas ao ala armador e ao ala pivô. Resumidamente, ele possui grande responsabilidade na briga por rebotes longos, aqueles que caem longe do aro. Além disso, necessita infiltrar ou arremessar de média e longa distância para dar variabilidade ao ataque. Atua, junto com o SG, na contenção rápida dos contra-ataques e, muitas vezes, pode ser o responsável por bloqueios em jogadores de defesa para facilitar as jogadas ofensivas.

Clarissa Carneiro (Basquete Venceslau), LeBron James (Cleveland Cavaliers) e Mogi (Club Athletico Paulistano): alas com características distintas.

Posição 4 - Ala Pivô (AP), Líbero ou Power Forward (PF): As características do jogador dessa posição podem definir muito sobre o poderio ofensivo de uma equipe. Com alas pivôs mais fortes em quadra, a tendência é de um jogo mais centrado no garrafão. Quando a equipe possui jogadores mais leves nesta posição, com grande potencial para chutes do perímetro, é comum a utilização desses jogadores mais longe do garrafão (o que alguns costumam chamar de 'quatro aberto'). Jogadores desta posição costumam ter grande responsabilidade por rebotes e jogadas internas, porém podem surpreender a defesa adversária com bolas de longa distância, sobretudo da zona morta.

Pau Gasol (San Antonio Spurs), Guiherme Teichmann (ex-Rio Claro) e Guilherme Giovanonni (UNICEUB/Cartão BRB/Brasília): jogadores da posição 4 que fazem a diferença em quadra.

Posição 5 - Pivô (P) ou Center (C): Sabe aquele jogador clássico quando se fala em basquete? Trombador, forte, alto... Ele é o pivô! É o jogador que atua próximo da cesta, com a incumbência principal de brigar pela maioria dos rebotes, bem como de atuar no jogo de um contra um dentro do garrafão em busca dos dois pontos. Pode participar de bloqueios contra a defesa, principalmente para facilitar as infiltrações dos alas e armadores. Geralmente não possuem bons índices em arremessos de três pontos, muito embora no basquete atual alguns se destaquem pela destreza também nesse fundamento.

Shaquille O'Neal (Ex-Miami Heat, Los Angeles Lakers, Phoenix Suns, entre outros), Dwight Howard (Atlanta Hawks e Superman nas horas vagas) e Caio Torres (Mogi das Cruzes): este último possui um bom aproveitamento em arremessos do perímetro.

Gente, o post de hoje acabou ficando meio longo, mas acho que ficou muito interessante pelas informações disponíveis. Espero que todos gostem e que seja útil para o entendimento do basquetebol!

Um abraço!





9 comentários: