terça-feira, 1 de novembro de 2016

Que os jogos comecem!

Olá!


É muito interessante que os esportes coletivos tenham competições nacionais para exposição da modalidade e dos clubes praticantes. No futebol, temos o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil. No voleibol, a Superliga é o campeonato nacional da modalidade. Hoje eu vou falar um pouco do campeonato nacional de basquete, o Novo Basquete Brasil/Caixa (NBB/Caixa).


NBB: o campeonato brasileiro de basquete unificado.


O NBB tem uma diferença primordial em relação ao campeonato brasileiro de futebol: - além da modalidade, é claro - ele é organizado por uma liga composta pelos clubes participantes, e não pela Confederação Brasileira de Basquete (CBB). Essa nova organização, que deu fim ao antigo Campeonato Brasileiro da CBB e criou a Liga Nacional de Basquete (LNB) e o NBB, se deu por problemas de gestão nos torneios anteriores, que acabaram culminando no caso mais vergonhoso - na minha visão - da história do basquete no Brasil: o Campeonato Brasileiro que terminou sem um campeão (2006). Mas este será o assunto de uma outra postagem...

O campeonato, em sua atual edição, contará com 15 participantes. O Flamengo, atual campeão, terá a honra de abrir a nona edição do torneio contra o Bauru Basket no próximo sábado (5). Flamengo, com cinco títulos, e Brasília, com três, são os únicos campeões da história do NBB!

Os participantes da atual edição são:


Região Sul:
- Caxias do Sul Basquete (RS);
- Campo Mourão Basquete (PR);

Região Sudeste:
- Esporte Clube Pinheiros (SP);
- Club Athletico Paulistano (SP);
- Mogi das Cruzes Basquete (SP);
- Bauru Basket (SP);
- Franca Basquetebol Clube (SP);
- Liga Sorocabana de Basquete (SP);
- Clube de Regatas Flamengo (RJ);
- Clube de Regatas Vasco da Gama (RJ);
- Macaé Basquete (RJ);
- Minas Tênis Clube (MG).

Região Nordeste:
- Esporte Clube Vitória (BA);
- Basquete Cearense (CE).

Região Centro-Oeste:
- Brasília Basquetebol (DF).


Participantes do NBB/Caixa de 2016/17.


A nota triste fica pela equipe rio-clarense, que pediu licença da competição por questões financeiras. Na primeira fase do certame todos jogam contra todos, e os 12 melhores se classificam aos Playoffs. Nesta fase, seguem-se confrontos eliminatórios no formato melhor-de-cinco partidas até a final da competição.

Hoje o post foi mais de apresentação do campeonato. Resolvi não me estender muito, já que pretendo escrever muito sobre o NBB por aqui. Espero que seja um campeonato emocionante, como já é de praxe. Neste ano a grande novidade fica pela transmissão do campeonato na TV aberta pela Band, o que potencializa a exposição do esporte.

Uma boa sorte aos competidores, em especial ao meu Mogi!



Um abraço e bom feriado! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário